O momento da aproximação do Boeing 737 sob declaração de “PAN PAN”, em cena do vídeo apresentado abaixo
Um voo comercial de transporte de passageiros chegou ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), sob declaração de “PAN PAN, PAN PAN” no início da tarde do domingo, 23 de junho, devido a uma indicação de problema de motor.
Conforme o vídeo apresentado abaixo, logo ao entrar em contato com a controladora de tráfego aéreo da Torre Guarulhos, o piloto informou que o avião apresentava “high vibration” (alta vibração) no motor número 1, ou seja, o propulsor do lado esquerdo:
Como visto nas cenas acima, publicadas pelo canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, a ocorrência se deu com o voo 1362 da GOL Linhas Aéreas. Efetuado pelo Boeing 737-800 de matrícula PR-GGR, o serviço partiu às 12h16 do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), e teria como destino o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG).
Entretanto, dados das plataformas de rastreamento online de voos mostram que um desvio de rota foi iniciado cerca de 15 minutos após a decolagem, para seguir a Guarulhos como aeroporto alternativo.
Logo após informar sobre o problema e receber autorização para pouso na pista 28 da esquerda (28L), o piloto ainda afirmou que não seria necessário providenciar nenhum auxílio após o pouso.
Apesar disso, a controladora afirmou que as equipes de emergência já tinham sido acionadas. Assim, enquanto os pilotos aproximavam o Boeing 737 para o pouso, veículos das equipes de bombeiros foram posicionados nas proximidades da pista, como também mostrado pela gravação acima.
O pouso foi completado em segurança às 13h49, e os veículos de bombeiros acompanharam o avião pela pista e pelas taxiways, até o pátio, como procedimento padrão de segurança sempre que há declaração de “PAN PAN”.
Devido ao pouso sob declaração de urgência pela pista 28L, os próximos dois aviões que chegavam a Guarulhos foram orientados a pousar para pista 28R, como também visto no vídeo acima.
Após o pouso no começo da tarde do domingo, o PR-GGR continuava parado no Aeroporto de Guarulhos até a publicação desta matéria nesta noite de segunda-feira, 24 de junho.
Fonte: AEROIN