Crônicas do cotidiano: Senhas

Todo mundo tem uma senha, se ainda não tem, terá. Ao entrar num hospital, sua senha estará disponível, ao sair dele, passará de senha para número no pulso, daquelas fitinhas que assustam, depois, conforme for o ocorrido, passará da fitinha para a certidão e assim continuará, até a quadra X do lugar onde se descansa em paz.; Caso dê tudo certo, ok, passe no caixa, bem feliz de poder ir para casa e passe o cartão, mas não esqueça da senha.

Ao se cadastrar num site, insira ou cadastre a sua senha, mas não qualquer seninha não, é uma baita senha, daquelas bem fdp, onde você tem a obrigação de mesclar, letras Maiúsculas com minúsculas, números, sinais, asterísticos e cacete à quatro.

Agora pense numa única senha para se inserir num caixa eletrônico, num site…No hotmail, no gmail, nos bancos, no Poker Star, no site que dá dicas de senhas…Mas que merda de sacanagem é essa que inventaram, simplesmente não é possível você pensar em fazer apenas uma única senha, se fosse, seria descoberto fácil, fácil.

Recente inventaram o PIX…Meu povo, vamos facilitar as vossas vidas, diziam, façam adesão ao PIX que sairão ganhando… Ok, agora os bandidos nem perdem tempo, te interceptam e ali mesmo fazem você transferir seu dinheiro para eles… Realmente, facilitou muito…Só não sei para quem.

Para que você não seja invadido em suas contas bancárias ou privativas, também será recomendado que você vá mudando sua senha pelo menos 01 vez por mês, altamente recomendado 02 vez por mês. Use senhas complexas, agora imagine, se nem me lembro onde coloquei os óculos agora pouco, vou me lembrar de todas as senhas.

Tem mais, o fdp que bolou isso, te permite fazer no máximo 2 tentativas para acertar, na terceira, pimba, você terá que ir pessoalmente até a agência bancária, pegar a fila e ir até o caixa, e se o serviço não for retirar dinheiro no caixa interno, poderá recorrer ao caixa eletrônico, pedem para você inserir a senha que está bloqueada para poder trocar por uma nova…Tem que ser muito sacana para tratar você desta forma, quase na frente de todo mundo, nhécas de privacidade, lá vai você, o otário sem senhas, inserir e tentar novas senhas, não conte com a sorte nesse caso, apenas tente se lembrar de qualquer jeito de sua senha, tome um remédio para memória e caso não resolva, delete o remédio, mas mantenha A SENHA.

Este mundo numérico está ficando cada vez mais difícil de conviver, também, quem manda não ter estudado matemática como devia, quem é bom nesse troço, consegue bolar senhas alternativas, alfanuméricas variadas, ou mesmo já tem o seu próprio APP (aplicativo software) criptográfico, que é blindado contra invasores virtuais querendo loucamente arrancar as suas senhas e fazer um strike com efeito dominó no seu mundinho seguro e privativo.

A má notícia é que se você cadastrou na operadora de cartão de crédito (após colocar a senha) para receber SMS após cada gasto acima de X valor no seu cartão, e recebendo a mensagem de um gasto que não foi feito por você, possivelmente, clonaram o seu cartão, mas não adianta achar que seus problemas estão resolvidos ligando para o 0800 do cartão, terá que passar pelo processo bizarro dos ¨digite 2 se você quer ouvir as mensagens na língua do seu pais, depois de 1 a 9 ouvindo passo a passo o menu de explicações que te consomem
pelo menos uns 5 minutos preciosos e por fim, conseguindo pular as barreiras desta maldita maratona, insira a senha de acesso…Você memorizou isso? Esquece, já era.

Conheci um casal e ele ao chegar em casa no final do dia, a esposa ao abrir a porta, perguntava…¨diga a senha, e ele: Posso entrar?
No dia seguinte, depois de uma noite onde discutiram um pouco se o vinho era camenere ou Malbec, ela chateada porque a castanha tinha um pouco mais de sal, ele chegou no final da tarde e disse…Posso entrar? Ela disse, Não!

Acharam por bem mudar a senha, a marca do vinho e a castanha permaneceram. Cada vez que vou acessar o site coorporativo, tenho que inserir, login em 04 portas virtuais + as senhas, me sinto as vezes como no filme: Agente 86, que para entrar no prédio, ele precisava tomar o elevador, passar com umas 8 portas com senhas até chegar em sua sala…

Nosso mundo está numérico demais. Cadê os estelionatários? Especialistas em falsificar documentos, etc…Podem averiguar, esse negócio de senha acabou com a profissão deles, você ouve falar muito pouco à respeito deles, estão reclamando, essas senhas estão acabando
com eles.

Cartório de registro de imóveis então é uma loucura, se não fosse a era digital, aqueles livros com cada folha numerada, do lote X, da quadra Y, número Z, das folhas transcritas na certidão Zulú…Ok, já sei da rima…

Ao trocar meu último computador, acabei copiando quase uma biblioteca de arquivos com extensões.doc, tomei o cuidado de transferir toda a documentação digitalizada para um Pen Drive e criei uma senha daquelas bem fáceis, tipo…dia, mes e ano do meu nascimento.

Chegando o computador novo, após instalar todos os programas para fazer funcionar tudo perfeitamente, chegou a hora de ¨espetar¨ o PD, acessar meus arquivos e instalar meus documentos. Espetei o bichinho, solicitou minha senha, coloquei o dia, mês e ano do meu nascimento…Travou! Deu senha expirada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *